Bolinho da madrugada

Estava eu no auge da minha hiperatividade noturna (como diz minha amiga Jéssica Oliveira) às 2:00 da madrugada, porque funciono muito bem de madrugada, e me dá uma vontade louca de cozinhar (nem tanto de comer, de cozinhar mesmo!) e aí lembro das maçãs que estão na fruteira e de uma receitinha que havia copiado; como só tinham 3 maçãs resolvi complementar com outras coisinhas que tinha pouquinho em casa também: ameixa seca e castanha do Pará e que super funcionam juntos. Resultado:
* BOLO CARAMELIZADO DE MAÇÃ E AMEIXA *
 INGREDIENTES:
* 3 maçãs descascadas e picadas não tão pequenas
* 10 ameixas secas sem caroço picadinhas
* uma mão cheia de castanha do Pará picadinhas
* 3/4 de xícara de açúcar não refinado (para a calda)
* 1/3 de xícara de água (para a calda)
* manteiga para untar
* 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo (da próxima vez que fizer penso em substituir essa 1/2 xícara por aveia )
* 1 xícara cheia de açúcar não refinado ( para a massa)
* 1 colher e 1/2 de chá de fermento em pó
 * 1 colher de chá de baunilha (usei o favo de baunilha mesmo, havia comprado e estava doida pra usar em algo; usei meio favo; você corta o favo ao meio e tira o pozinho de dentro...o aroma é dos deuses!)
* 6 ovos médios batidos ( para ficar sem o cheirinho)
 
 PREPARO:
* Untar uma forma de fundo falso com manteiga de forma generosa e reservar* Juntar 3/4 da xícara de açúcar com água e deixar ferver a fim de criar um caramelo; o ponto é quando o caldo estiver meio grossinho; reserve * Misturar a farinha com o fermento, o açúcar restante * os ovos e a baunilha até formar uma massa homogênea *
 MONTAGEM:
* Colocar primeiro o caramelo e em seguida as frutas * Por cima a massa * Colocar em forno pré aquecido a 180° por uns 50 a 70 minutos *
 * O ponto é ele ficar douradinho e ao enfiar a faca ela voltar sequinha * Espere esfriar uns 10 minutos para cuidadosamente soltar as laterais com uma faca e virá-lo e só então com a ajuda de uma espátula retirar o fundo *
 O resultado é essa "coisinha" apetitosamente caramelizada!
Ficou lindo!!! Perfeitinho para acompanhar uma xícara de café, ou no meu caso uma de chá para eu relaxar e dormir, hehehehehe!!!
A textura dele é super bacana porque em cada mordida você vai sentindo a maçã, depois a ameixa, depois o crocantinho da castanha...ah, e ele não fica muito doce (gosto assim!)
No meu pedaço ousei polvilhar uma canelinha (TUDO DE BOM!!!)...acho que no próximo vou acrescentar canela à massa também, tudo a ver né!
E então, alguém a fim de um bolinho diferente?

Comentários

  1. Olá! Adorei o blog!!! Super me identifiquei com vc, pois também tenho hiperatividade noturna. Que bom que vc sabe aproveitar bem esse tempo, preparando receitas incríveis como esse bolo. Sinto dificuldade para encontrar certos ingredientes em Fortaleza como o favo de baunilha por exemplo. Onde vc comprou? Também não encontro alecrim fresco em ramo. Vc sabe onde posso encontrar?

    ResponderExcluir
  2. Puxa, fico muito feliz de vc ter gostado do blog! Ele é feito com muito carinho messsssmo! Aqui em Fortaleza é realmente muito difícil de encontrar certos ingredientes! O favo de baunilha pedi para uma amiga que ia a São Paulo trazer pra mim, na falta acabo usando a essência de baunilha mesmo, mas dia desses vi no Extra Iguatemi na sessão de produtos importados; alecrim fresco acho que só consegui encontrar uma vez no Supermercado Extra também(também foi a única vez que vi por lá) e acabo usando o desidratado quando preciso; muitas vezes substituo algum ingrediente por outro que acho que dá certo, como fiz com o mascarpone do Tiramisu onde usei ricota misturada com creme de leite e achei que ficou ótimo! Sempre quando viajo trago alguma coisinha nova ou peço para alguém trazer de viagem pra mim! Beijocasss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Top Five!