Um vatapá pra lá de especial!

Sempre que vou a Parnaíba fico na casa da minha amiga/ boss Vell Rezende e lá trabalha a Chiquinha que é praticamente um patrimônio da família; ela trabalha na casa desde quando o marido da Vell era criança e é uma cozinheira fabulosa, dessas instuitivas mesmo! 
Impossível sair de lá e não se encantar com seu tempero! 
Seu carinho e dedicação são tantos que quando ela percebe que alguém gosta de determinado prato, sempre que a pessoa retorna ela o prepara novamente, para deleite da visita.
Ela nem sempre revela seus segredinhos culinários, mas de tanto eu "aperrear" (e não sair da cozinha), ela me ensinou a fazer o delicioso vatapá que nos serviu:
*VATAPÁ DE CAMARÃO DA CHIQUINHA*
 INGREDIENTES:
* Camarões médios descascados e salgados (usei uns 600g)
* 1 dente de alho picadinho
* 1 cebola grande picadinha 
* 1 mão cheia de coentro
* 2 pimentas dedo de moça picadas
* sal a gosto
* 1 litro de leite
* 1/2 xícara de chá farinha de trigo
* 1/2 xícara de chá de leite de coco
* 1/2 xícara de chá de azeite de dendê
* azeite de oliva
PREPARO:
* Dessalgue os camarões (deixe de molho de um dia para o outro e troque a água umas três vezes) e reserve * Refogue a cebola picada com o alho picado, a pimenta dedo de moça e o coentro e leve ao liquidificador acrescentando 300g do camarão, o leite, o leite de coco e a farinha de trigo; leve ao fogo mexendo sempre para não empelotar * Quando começar a ferver acrescente o azeite de dendê e o restante dos camarões, veja se necessita de sal e deixe em fogo brando por uns 5 minutos mais ou menos, mas sempre mexendo *
Detalhe, a receita de vatapá que eu conhecia levava pão dormido e esse é com farinha de trigo, o que foi uma surpresa pra mim.
Bom, meu vatapá ficou delicioso, mas não tanto quanto o original, feito pela própria Chiquinha, acho que essa mãozinha dela faz mágica com a comida!
E essa é a famosa Chiquinha preparando o vatapá mais delicioso do mundo!
E só pra matar a gente com água na boca, olha só as gostosuras que a Chiquinha fez pra gente: vatapá de camarão (pois é, o dela ficou mais amarelinho...), rosbife com um molho que também quero aprender como faz e uma torta de queijo de comer rezando...Aff...Pense num banquete!
Aguarde Chiquinha, logo logo tô por aí de novo, hehehehe...

Comentários

Top Five!