Pão recheado com maçã caramelizada e castanha de caju

Mais de um mês longe do meu bloguinho e a saudade é grande, mas inversamente proporcional à saudade é o tempo que parece estar cada vez mais curto ou talvez correndo cada vez mais depressa, sei lá. Nem prometo mais postar com mais frequência porque isso às vezes foge do meu controle, mas prometo sim que sempre quando der os ares da graça vou vir repleta de muito amor e receitinhas bem gostosas pra deixar tudo mais apetitoso e feliz, ok!
E tem coisa com mais cara de felicidade do que pão caseiro? E quando ele é recheado de amor em forma de fruta? Então hoje tá bom demais da conta!
* PÃO RECHEADO COM MAÇÃ CARAMELIZADA E CASTANHA DE CAJU *
INGREDIENTES DA MASSA:
* 1/2 xícara de chá de leite morno
* 1 envelope de fermento biológico seco
* 1 colher de sopa de açúcar
* 2 xícaras de chá de farinha de trigo
* 1/2 colher de chá de sal
* 3 colheres de sopa de manteiga derretida
* 1 ovo
 
INGREDIENTES DO RECHEIO:
* Cerca de 4 maçãs picadas
* 1 xícara de chá de açúcar
* Castanha de caju picada a gosto
* Cravo moído a gosto
 
PARA PINCELAR
* 1 gema
* 3 colheres de  sopa de leite
PREPARO:
* Misture o leite, o açúcar e o fermento e deixe descansar por cerca de 5 minutos até o fermento reagir * Em uma vasilha grande misture a farinha com o sal e acrescente a manteiga, o ovo e a mistura fermentada * Junte tudo até formar uma massa homogênea e depois sove por alguns minutos até a massa ficar bem lisinha* Coloque em uma vasilha untada com manteiga, cubra com um pano de prato e deixe descansando em um lugar quentinho até dobrar de volume por cerca de 1 a 2 horas * Enquanto isso misture as maçãs, o açúcar e o cravo em uma panela e deixe caramelizar, até as maçãs ficarem tenras e douradinhas * Deixe esfriar * Quando a massa já tiver crescido, dê uns soquinhos nela e em seguida abra a massa em uma superfície polvilhada com farinha, formando um retângulo * Espalhe o recheio sobre a massa deixando uma ponta livre para fechar, por cima salpique as castanhas picadas e enrole como um rocambole * Faça cortes sobre a massa e pincele com uma mistura de gema e leite * Deixe descansar por mais 1 hora * Asse em forno preaquecido a 180º até dourar(cerca de 30 minutos) *
Como ficar indiferente aos encantos desse pão? O aroma, o sabor...Magnífico!!!
 

Comentários

Top Five!