Comilança e diversão garantida...

"Amigo é coisa pra se guardar"
Apesar de clichê, essa frase é super verdadeira e faz muito sentido; amizade de verdade é mais que ouro, pois não se pode mensurar seu valor. 
Eu sou pessoa de poucos, mas de amigos pra sempre e, apesar da distância física e da falta de tempo, sempre busco reunir os que amo para celebrar a vida. Nesses momentos, transformo meu carinho em comida e esses encontros se tornam vírgulas lindas na correria da vida, sempre regadas a um bom vinho e recheadas de muito riso.
O jantarzinho da vez não teve um tema específico, e teve, busquei valorizar ao máximo o caseiro. Assim, fiz os pães do antepasto, os patês, os tomates cereja e a rúcula foram da horta e a massa do talharim também foi caseira, feitinha na hora. Queria que tudo fosse muito fresco e carregado de amor. 
 Embora, só agora esteja postando, este jantar foi nossa confraternização de natal do ano passado (hehehe, era pra ter postado antes, mas não deu!) e a decoração da mesa meio que teve uma vibe natalina, usei minha louça linda azul com branco e guardanapos combinando, além de toalha de renda branca.
De antepasto servi pão caseiro com receita que você encontra AQUI, torradinhas e baguete comprada na padaria com uma tábua com gorgonzola, provolone, brie e salame, além de Patê de tomate seco (apenas bato no liquidificador cream cheese com tomate seco até ficar um creme uniforme) e Sardela .
* SARDELA *
INGREDIENTES:
* 80 g de cebola picada
* 200 g de pimentões vermelhos em cubos
* 40 ml de azeite aproximadamente
* 2 dentes de alho picados
* 1 lata de sardinha sem o líquido
* Orégano a gosto
* Pimenta calabresa a gosto
* Sal a gosto
PREPARO:
* Refogue o alho e a cebola em azeite * Acrescente os pimentões e deixe murcharem * Quando morno, bata no liquidificador com o restante dos ingredientes * Volte ao fogo até atingir a espessura desejada, mexendo sempre * Colocar para gelar e servir no dia seguinte * 

De entrada:
 SALADINHA DE TOMATE CEREJA E RÚCULA com molho de mostarda e mel, ASPARGO ENROLADO COM PRESUNTO SERRANO na frigideira com um pouquinho de azeite e temperado com pimenta do reino moída na hora e TOMATE RECHEADO COM QUEIJOS.
* TOMATE RECHEADO COM QUEIJOS *
INGREDIENTES: 
* 5 Tomates cortados a tampa e ocados ( guarde a parte de dentro para fazer um molho)
* Miolo de 2 pães franceses 
* 1/2 xícara de chá de leite
* 100g de muçarela ralada
* 1 xícara de chá de requeijão
* 1/2 xícara de chá de gorgonzola esfarelada
* 100g de parmesão ralado
* Sal e pimenta agosto
* Azeite
PREPARO:
* Coloque os tomates em uma fôrma forrada com papel manteiga, reserve * Molhe os miolos de pão no leite e a eles misture a muçarela, o requeijão e o gorgonzola * Tempere com sal e pimenta do reino a gosto * Recheie os tomates e por cima coloque o parmesão ralado * Regue com azeite e leve ao forno preaquecido por cerca de 15 a 20 minutos ou quando os tomates estiverem tenros e o parmesão douradinho * 

No Prato Principal:
* TALHARIM CASEIRO COM MOLHO DE CAMARÃO E LIMÃO *
INGREDIENTES DA MASSA: 
* 300 g de farinha de trigo
* 3 ovos 
* 1 fio de azeite
PREPARO: 
* Misturar os ingredientes acima em uma bancada até ficar uma massa densa e homogênea (caso fique muito duro, adicionar água aos pingos, mas não é o ideal) * Cobrir com papel filme e deixar descansar na geladeira por no mínimo 15 minutos * Dividir a massa e abrir as partes com rolo ou máquina própria * Cortar em formato de talharim; na máquina é facinho, mas se for cortar manual com uma faca, enrolar as tiras retangulares feitas com o rolo e cortar tiras de 1 cm, assim:

INGREDIENTES DO MOLHO (idéia do site Panelaterapia):
* 2 colheres de sopa de manteiga
* 2 colheres de azeite de oliva
* 1/2 cebola bem picadinha
* 2 dentes de alho amassado
* 400 g de camarões limpos e descascados
* 1/2 copo de suco de limão
* 400 ml de creme de leite fresco
* Raspas das cascas do limão
* Salsinha picada a gosto
* Sal e pimenta do reino a gosto
PREPARO:
* Refogar a cebola na manteiga com o azeite e acrescentar o alho amassado * Acrescento o camarão e deixo refogar  só até ficar vermelhinho (é muito rápido) * Adicionar o suco de limão e o creme de leite * Por último a salsinha e as raspas * Temperar com sal e pimenta a gosto * 

* Cozinhar a massa em bastante água com sal, mas deixá-la "Al dente" e acrescenta-la ao molho *

De Sobremesa:
A foto não ficou lá muito bonita, mas o que vale é a intenção...e o sabor.
* SORVETE DE CREME COM CALDA DE FRUTAS VERMELHAS *
INGREDIENTES: 
* Sorvete de creme
* 1 xícara de chá de mirtilos
* 1 xícara de chá de amoras
* 1 xícara de chá de morangos picados
* 1  xícara de chá de açúcar branco
* 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
* 1 xícara de chá de água
* Suco de 1 limão
PREPARO:
* Misture as frutas com o açúcar, a água e o suco de limão e leve ao fogo médio até reduzir e as frutas ficarem tenras * Regue o sorvete com essa calda *

Ufa, foi um maxi post né? Agora dá pra entender porque só postei agora? Hehehehe...
Galerinha querida, como sempre comilança e diversão garantida!!!
Já com saudade!!!
 Adoooooro!!!!!



Comentários

Top Five!